A pandemia fez-nos pensar na necessidade, enquanto sociedade global, de olharmos para a nossa relação com o planeta Terra. A ciência diz-nos que, se não tomarmos medidas ativas para alterar a nossa relação com o planeta, haverá inundações, crises de refugiados, incêndios e pandemia. Acreditamos que a actual pandemia pode ser um apelo a que atuemos. Pela nossa Pele é um projeto que visa refletir sobre o lugar onde vivemos e lembrar que somos natureza.
Pela Nossa Pele é um vídeo arte-dança criado por Yael Karavan e Rita Vilhena, realizado em colaboração com a realizadora Francisca Manuel, as performers Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark, design de figurinos da Carlota Lagido. Filmado na natureza selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra, o objeto artístico é composto por imagens captadas com lentes micro e macro da pele das árvores, as veias dos rios e o corpo das bailarinas, contrariando a separação existente na sociedade urbana. Um filme que observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo.
Neste processo o filme explora a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural. As fronteiras da performance dos corpos das mulheres e da paisagem desaparecem, evidenciando a continuidade do “estar vivo”.