Rita Vilhena - Projetos Actuais

Rita Vilhena - Projetos Actuais

Rita Vilhena  | Coreógrafa, intérprete e investigadora de dança contemporânea. Tem como principal motivação a ideia de transformação e participação, movida pela intuição e prazer. Os seus últimos trabalhos #VIBRA #DOR e CORPO SANTO são uma marca do seu trajecto artístico com interesse em ritual e performance, com MA-MA e Pela Nossa Pele, no antropoceno e ecofeminismo, e mais recentemente investiga e cria sobre o autobiográfico.  

O seu trabalho a solo e colaborativo tem sido apresentado em diversos contextos nacionais, como Serralves – Museu como Performance, Arquipélago – Centro de Artes Contemporânea,  Galeria ZDB/Negócio, Teatro Ibérico, Espaço Alkantra, Festival Temps d’Images, A Gráfica centro de criação artística, Festival Artes à Rua, entre outros e internacionalmente na Holanda, Áustria, Espanha, Macau e Hong Kong, Tailândia, Brazil e Egipto.
Em 2005 criou e dirigiu a Baila Louca improvisação e performance em Roterdão, uma plataforma que nutriu várias colaborações internacionais com coreógrafos, bailarinos e músicos. Ganhou o primeiro prémio no Solo Dance Contest (2012) no Gdansk Dance Festival – Club Zak , Polónia. Em Portugal é directora artística e membro fundador da Partícula Extravagante associação e programadora do Partícula no Açúcar palco experimental.

Desde 2005, é membro activo da prática de Contacto Improvisação, facilita CI pelo mundo e, co-organiza o Festival Portugal Contacto Improvisação e o Contacto Improvisação Portugal Extravagante. Divide-se entre docente e discente. De forma irregular leciona na Escola Superior de Dança, em faculdades semelhantes na Holanda, assim como em vários festivais internacionais. É Mestre em Artes Cénicas pela FCSH, doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações na Faculdade Nova de Lisboa (FCSH), e Investigadora na ICNOVA - Performance e Cognição.

www.ritavilhena.com /  vimeo.com/user4719814